top of page

Grupo Afrôs surge em 2007, em São Luís do Maranhão com o nome de Afrodites e a ideia de ser uma grande folia de carnaval liderada por meninas. 
Porém, o tempo e seu maravilhoso destino encaminharam novos trajetos para que essa pândega se transformasse em algo maior. O grupo se transformou numa banda autoral, que pesquisa e trabalha com a cultura popular brasileira, costurando a sonoridade percussiva com riffs de guitarra e os grooves do contrabaixo. 
Sua identidade é marcada pela presença de percussionistas que tocam ritmos brasileiros seculares, que se conectam através das cordas (guitarra, violão e contrabaixo) às sonoridades de outras aldeias, como o funk, rock’n roll, samba rock, salsa, jazz, entre outros. 
Afrôs também é produtora da Mostra de Artes Integradas Eita Piquena Arteira – EPA - que acontece em São Luís há 6 anos com o objetivo de refletir o feminino na contemporaneidade, sendo o maior evento artístico em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em São Luís.

Foto de Carolina Libério 1.JPG.jpg

O Xama Teatro é um grupo que desenvolve atividades culturais e artístico-pedagógicas, sob a forma de espetáculos, oficinas, e contadores de histórias. Notabilizam-se pelos seus projetos que abarcam a montagem e circulação de espetáculos, oferta de cursos de formação, apresentação de contadores de histórias, produção de encontros e festivais de teatro, produção e veiculação de programa radiofônico e realização de pesquisa com foco no ator-contador. O Grupo Xama Teatro trabalha em parceria com a Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

7N0A0610.JPG
bottom of page